Horta Biológica

A agricultura atual é uma das principais fontes de poluição da água, do solo e do ar devido a práticas erradas, como a utilização desregrada de certos produtos químicos. A Quinta das Escomoeiras está certificada em modo de produção biológico para toda a sua produção vitivinícola, frutícola e hortícola. Seguindo a premissa de que na Natureza, nada se cria, tudo se transforma, utilizamos todos os recursos da Quinta.

Na agricultura biológica só são utilizadas práticas que não afetem negativamente o ambiente. Não são usados pesticidas, nem herbicidas de síntese e os fertilizantes utilizados são naturais, provenientes da compostagem dos resíduos orgânicos. Outras práticas culturais são essenciais, como a manutenção da diversidade das culturas, a seleção de culturas adaptadas às condições da região, a rotação de culturas e as consociações. A saúde do solo é considerada como fundamental para a saúde das plantas e os seres vivos são considerados preciosos auxiliares no combate de pragas e doenças. Por fim, a agricultura biológica enquadra-se num desenvolvimento sustentável pois tem em conta a qualidade de vida das gerações presentes e futuras, nesta casa chamada Terra.

Na horta biológica da Quinta das Escomoeiras cultivam-se os legumes próprios de cada estação do ano, num ecossistema agrícola em equilíbrio que permite a existência de uma diversidade imensa de seres vivos que são verdadeiros auxiliares do Homem, na prevenção de pragas e doenças das hortas e pomares.

Compostagem

A compostagem é um processo desempenhado por microorganismos que decompõem a matéria orgânica, transformando-a num fertilizante natural de alta qualidade – o composto. Este fertilizante natural fornece ao solo os nutrientes que as plantas precisam para viver. No nosso compostor depositamos os resíduos verdes, as lenhas das podas e os resíduos dos animais da quinta.