Região

“Ermelo, Marão, 2 de Outubro de 1959 – Cá me vim debruçar também sobre o despenhadeiro das Fisgas, com os pés seguros pelos companheiros por causa das vertigens. E apreciei devidamente este misto de espanto e terror.”

Miguel Torga, Diário VIII

À semelhança de Miguel Torga, pode também debruçar-se sobre o despenhadeiro das Fisgas do Ermelo. Encontra-se a poucos quilómetros, no Parque natural do Alvão e, sem qualquer dúvida, a viagem vale bem a pena. A paisagem é deslumbrante e as Fisgas são das maiores quedas de água da Europa.

Em Celorico de Basto pode descobrir solares e jardins de caméllias, visitar o Castelo e Mosteiro de Arnoia, a Biblioteca Municipal Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa ou subir à ermida da Senhora da Graça.

Muito perto da Quinta das Escomoeiras, encontra a Ponte de Arame que outrora ligava Lourido a Rebordelo. Apesar de já não ser possível atravessá-la, vai certamente apreciar a sua construção, que remonta ao século XIX, constituída por cabos de arame entrançados e um estrado em ripas de madeira.